domingo, 19 de outubro de 2008

Microfonia - Primeira semifinal

Olá, pessoas! Andei na quarta-feira passada (15) pela primeira semifinal do Microfonia, concurso de bandas que dá a ilustres desconhecidos (ou nem tanto), entre outras coisas, a chance que 10 entre 10 bandas de rock do Estado querem: tocar no Abril pro Rock.

O evento rolou no UK, em Boa Viagem. Muito se especulou que não ia dar certo ser lá, já que é um espaço muito pequeno e tal. Mas deu certo: o lugar não ficou nem muito cheio, nem vazio. E levando-se em consideração que era um ingrato meio de semana, até que deu um público legal.

Das dezesseis semifinalistas, se apresentaram oito: Javacafé, The Haze, Gandharva, La Garantia, Candeias Rock City, Seu Fulô e a Fuleragem, Caravana do Delírio e Love Toys. Cada uma teve 20 minutos para tocar quatro músicas (três autorais e uma cover), e mostrar que merecem (ou não) se classificarem para a final e quiçá participar do APR 2009.

Quem abriu a noite foi a Javacafé. Pense num cafezinho aguado e sem açúcar! Além de estar extremamente nervosa, e o vocal ser bem ruinzinho, não dava a menor vontade de olhar para o palco, pois ninguém lá se mexia. Na seqüência, o punk rock da The Haze foi ligeiramente mais animado. A versão deles para "Enjoy the Silence", clássico do Depeche Mode, foi legal, e até que deu uma animada a mais na a(nti)pática platéia que, por ser formada em sua maioria por amigos dos integrantes das bandas participantes, em geral não estava nem aí para qualquer um que se apresentasse que não fosse seu conhecido. 

A Gandharva foi média. Meio Volver, meio Sweet Fanny Adams. Influenciados pelo rock inglês, como boa parte da atual leva de bandas recifenses. Ao menos eles se mexeram no palco! La Garantia arrasou no figurino caprichadinho estilo anos 50/ The Hives (embora eu me pergunte o que leva alguém a tocar de jaqueta de couro neste calor dos infernos de Recife, mas enfim), mas faltou caprichar mais nas músicas. Ora rockabilly, ora quase punks, uma das canções deles é quase um plágio: "Bilhete de Show" é parecida além da conta com "Meu Erro", dos Paralamas do Sucesso. Ruim não é. Mas falta um “tchan” a mais.

Quem abalou o UK e levantou a platéia e a comissão julgadora (que até levantou da cadeira pra fotografar a apresentação) foi a Candeias Rock City. O persistente Johnny Hooker, que já participou de três finais do Microfonia com outras bandas (parece que, enquanto não tocar no Abril, ele não sossega!)  é carismático, provocativo, poser, exibicionista e simplesmente excelente! Uma mistura de Iggy Pop, Marilyn Manson e Chupeta, líder da Textículos de Mary. O som é sujo e cheio de guitarras, e cumpre o que promete: divertir.

Pode-se definir a Seu Fulô e a Fuleragem como “se Zeca Baleiro tivesse uma banda de samba rock”. Os músicos são bons, o som é bom, maaaaas... Em outro ambiente e outro contexto pode até funcionar. Lá, não deu certo.

Uma das minhas apostas, a Caravana do Delírio, não foi o que eu esperava. Ao vivo soa bem diferente do Myspace, as músicas são mais animadas e tal. Só que em vez de agradar as “viúvas do Los Hermanos”, como parecia, agrada as tietes da Terceira Edição, que agora estáem São Paulo. No público, algumas menininhas cantavam junto e gritavam, que nem acontece nos shows da 3E. A letra bem humorada de “Mãonogamia” agradou, mas a apresentação da banda, nem tanto.

Porém acertei em cheio na minha outra aposta: a Love Toys mandou muito bem! Apesar de ter sido a estréia deles nos palcos, não deu pra notar o nervosismo. Pelo contrário, eles pareciam uma banda experiente e que sabe ganhar a platéia, com suas caras e bocas e seu som sujo e, como eu já disse, “rock’n’roll pretinho básico”. Tem tudo pra ir para a final (Luiz, não esqueça a aposta!).

Bem, essa quarta-feira (22) tem mais. É a vez de A Banda de Joseph Tourton (que tocou na última edição do Coquetel Molotov), A Comuna, Black Flowers, Gigantesco Narval Elétrico, Ilíada 1, The Keith, Ugly Boys e Voyeur. É aguardar pra ver!



A comissão julgadora





La Garantia


Johnny Hooker arrasando na Candeias Rock City

(Fotos: Marcelo Lacerda)

Nenhum comentário: